Prefeitura de Colíder recebe projeto de recuperação e reflorestamento da bacia hidrográfica do rio Carapá

Em reunião com o prefeito a Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá, apresentou projeto de recuperação e reflorestamento da bacia do rio. O estudo realizado pela associação detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo na Bacia. Também participaram do encontro secretários e representantes de entidades ligadas ao assunto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, fala da importância da associação para o município levando em conta que a nascente do rio Carapá fornece água para a cidade de Colíder.

         Segundo o biólogo Heverton Aparecido Tiburski, o apoio da prefeitura na realização das ações da associação é fundamental, uma vez que visam a recuperação das áreas degradadas do Carapá. “Essa é uma forma de minimizar a escassez de água no período de estiagem e também de preservar espécies de animais com risco de extinção”, observa.

 Outra proposta da Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá é com relação ao recolhimento de óleo de cozinha prevendo a reciclagem.

        Vinha ressalta a relevância do projeto de recolhimento de óleo comestível. “O óleo muitas vezes é descartado de forma inadequada, a conscientização das pessoas sobre como isso deve ser feito vai ajudar na preservação do meio ambiente”, conclui.

O presidente da associação, Elieu Mota, explica que “um litro de óleo jogado no ralo contamina mais de vinte mil litros de água”. Acrescenta que a coleta e venda do óleo para usinas de biodiesel pode beneficiar os projetos da associação.

Fotos: Da Assessoria