4° Mutirão de Limpeza Carapá Vivo é realizado em Colíder

A 4ª edição do Mutirão de Limpeza promovido pela Associação Ambiental Carapá Vivo, como parte integrante do Programa de Despoluição, Revitalização e Preservação dos Rios da Bacia do Rio Carapá, ocorreu no último dia 16 de setembro, Dia Mundial da Limpeza. Este evento foi notavelmente enriquecido pela participação entusiástica do grupo de voluntariado do Sicredi Grandes Rios, sediado em Colider, MT. O Sicredi, através de sua ação anual conhecida como Dia C de Cooperar, veio unir forças com os dedicados voluntários da Carapá Vivo, enriquecendo o trabalho em parceria que vem sendo desenvolvido desde a fundação de Carapá Vivo em prol a Defesa e Preservação do meio ambiente.

 Nesta edição do Mutirão, a Carapá Vivo contou com o apoio fundamental da UNEMAT Campus Colider, que contribuiu diretamente para a realização do evento, inclusive fornecendo um ônibus para o transporte dos voluntários. Além disso, a empresa Águas Colider, com  presença ativa, colaborou fornecendo luvas e sacos de lixo para a equipe, enquanto que os voluntariados da ação Dia C entraram com o fornecimento do lanche servido aos voluntários após o acirrado trabalho no recolhimento do lixo.

 O resultado desse esforço conjunto foi a impressionante coleta de mais de uma tonelada de resíduos variados das margens do Rio Carapá, no trecho entre a ponte do Pinheirinho, deixando todos os voluntários do mutirão profundamente comovidos, envergonhados e indignados com a grande indiferença e desrespeito que algumas pessoas demonstram em relação ao meio ambiente.

 Foram encontrados desde objetos domésticos como camas, fogões, TVs, sofás, pneus e plásticos até animais mortos, contaminando um rio que é vital para o abastecimento de água da cidade de Colider.

  O Presidente da Carapá Vivo, Eliel Mota, que desde a criação da ONG tem defendido o trabalho em rede, formando parceria com outras  entidades numa soma de  esforços para um objetivo comum em prol as causas ambientais, expressou sua profunda gratidão a todos os parceiros envolvidos: UNEMAT, Sicredi, Águas Colider, CBH Médio Teles Pires e SEMA, bem como todos os voluntários dessas instituições e da própria Carapá Vivo, que foram fundamentais para o sucesso do evento.

Ele também agradeceu a todos que ofereceram apoio, incluindo o Supermercado Machado, Flavinha, Hotel Marini, Tornearia Frasson, Govic, Posto Ouro Branco, Dione SBT, Surpresa Variedades, Comercial São José e Estância São Luiz.

O ‘Dia Mundial da Limpeza’ é um movimento cívico que envolve 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo, unindo esforços para limpar o planeta em um único dia.

 Esta ação destaca a importância crucial de preservar nossos rios, que são fontes vitais de água e ecossistemas delicados. Devemos lembrar que jogar objetos domésticos, plásticos e resíduos nos rios prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a qualidade da água que consumimos.

 A mensagem fundamental aqui é: não deposite lixo nos rios, pois estamos todos conectados pela água e responsáveis por proteger nosso ambiente natural para as futuras gerações.

Veja nossa galeria de fotos do 4° mutirão Carapá Vivo no Instagram e Facebook @CarapaVivo

Da Assessoria Carapá Vivo