Águas Colíder conclui ações para o período da seca e garante abastecimento no município

A estiagem está chegando ao fim e as chuvas começaram a cair, ainda tímidas, em Colíder. Este ano, o período de seca se apresentou muito mais severo do que nos anos anteriores, sem nenhum registro pluviométrico de maio a julho, e nos meses sequentes com volume pouco significativo. Foram meses intensos de trabalho para que o abastecimento se mantivesse uniforme, sem impactos para a população. O objetivo foi alcançado com sucesso.

Na última quinta-feira (17.11), a Águas Colíder, empresa do grupo Iguá Saneamento, apresentou os resultados das ações desenvolvidas neste período ao Grupo de Estiagem. Estiveram presentes representes do Ministério Público, Prefeitura e Câmara Municipal, Procon, Associação Carapá Vivo, Associação Comercial e demais membros da sociedade.

“Apesar do índice de chuvas ter zerado durante três meses consecutivos, foi possível manter a uniformidade do abastecimento graças às ações previamente planejadas. Mesmo com o consumo elevado devido às altas temperaturas, conseguimos equilibrar a produção de água tratada com a demanda, que aumentou 19% durante a estiagem em relação aos meses chuvosos”, enfatizou o diretor operacional da companhia, Christopher Alves.

As iniciativas executadas para o bom funcionamento do sistema de abastecimento de Colíder foram desde ações de conscientização e comunicação à ampliação da capacidade de reservação, monitoramento da qualidade da água das represas auxiliares, com mapeamento e aprovação junto aos proprietários, além da contratação de caminhões-pipa para apoio às áreas mais críticas. Em Colíder, a companhia atuou também na preservação de bacias, com ações envolvendo produtores rurais.

“Para a manutenção da nossa rede foi necessária a atuação em diferentes frentes. Concluímos todas as ações planejadas do Plano de Ações criado em conjunto com o Grupo de Estiagem, além disso a concessionária mantém ações contínuas como o monitoramento da qualidade da água e gestão de perda”, enfatizou o diretor da Águas Colíder.

Outra conquista divulgada pela concessionária é a diminuição do número de ocorrências no abastecimento registradas por consumidores, uma redução de 18 % em relação a 2021. No comparativo com 2020 esse encolhimento foi ainda maior, cerca de 79%.

 “Isso mostra que estamos no caminho certo. O nosso comitê para a estiagem foi criado no ano passado e tivemos bons resultados. Com base nisso, conseguimos aprimorar ainda mais nossos trabalhos e obtivemos números ainda melhores”, comemora Christopher.

Para o presidente da Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá (Carapá Vivo), Eliel Motta, o saldo das ações durante o período de seca é muito positivo em Colíder. “Desde que o grupo de estiagem foi criado, há dois anos, vemos resultados satisfatórios. Nos reunimos periodicamente para discutirmos ações para que não houvesse o racionamento de água na cidade. Esse é um modelo de trabalho que deu certo e deve ser seguido por outros municípios vizinhos, que tem vivenciado um caos no abastecimento”, ressaltou.

Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.