Dia Mundial da Limpeza 2022 foi marcado em Colíder por Mutirão promovido por Carapá Vivo com apoio de vários segmentos da sociedade; SEMA se fez presente.

 Atendendo o chamamento da Associação Ambiental Carapá Vivo, representantes de vários segmentos da sociedade colidense se fizeram presentes na tarde do sábado 17,  DIA MUNDIAL DA LIMPEZA, participando da  3ª edição do “Mutirão de Limpeza”,  em cumprimento do  Programa de Combate ao Lixo na Bacia do Rio Carapá, que desta vez beneficiou o rio Jaracatiá, rio afluente do Carapá. Neste dia  191 países e milhões de pessoas em todo mundo estiveram com vistas voltadas à limpeza do Planeta. Em Colíder como nas demais edições o evento contou com o apoio  de parceiros privados, como: Pega Tudo Brasão, Águas Colíder, UNIFAMA, MACHADO Supermercado, Só Pallets, Agro Campo e Nutri Campo, COMMEA, Cometa Moto Center, Igreja Presbiteriana Renovada,  e MARINI PÁLACE HOTEL,  e de dezenas de   VOLUNTÁRIOS para a sua realização. Homens e mulheres, de jovens a idosos, comprometidos com as causas ambientais, arregaçaram as mangas e nas margens e leito de uma significante parte do referido rio fizeram uma parcial varredura, retirando uma tonelada e meia de lixos domésticos diversos.

        Vale salientar que, grande parte do lixo foi  retirado  nas margem do rio, dada  a dificuldade de acesso ao leito do rio, devido ao mato entrelaçado, barranco e atolamento(lamaçal). Além disso, a inesperada quantia de lixo ocupou bastante tempo dos voluntários,  não sendo possível percorrer o trecho  programado do rio.

 De modo geral os acadêmicos da Unifama, vereadora, técnicos em gestão ambiental, biologos, indígenas, representantes da Concessionária de água (Águas Colíder), da SEMA, e outros presentes no evento, em suas falas  relacionada a realidade encontrada, deixaram bem claro que  Colíder está precisando com urgência de um trabalho bem feito voltado a Educação Ambiental, no sentido de conscientizar a comunidade para com  o seu dever, o seu compromisso com as causas ambientais, sendo responsável cada um  com o destino correto do lixo em que produz. E Educação Ambiental também está incluída no Plano de Recuperação e Preservação de Áreas Degradadas da Bacia Hidrogáfica do rio Carapá (PRAD), da Carapá Vivo.  

  Presente na ação, inclusive atuando diretamente na retirada do lixo, o Engenheiro Sanitarista  Analista de Meio Ambiente da SEMA, Sr. Rubens de Oliveira, fez uma fala à comunidade colidense, esclarecendo sobre comprometimento com as causas ambientais, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela Ong Ambiental Carapá Vivo.

O presidente da Carapá Vivo, Eliel Motta, agradece de todo coração os apoios  recebidos para a realização do Mutirão, e  todos os voluntários que fizeram acontecer o 3º Mutirão de Limpeza,  doaram de si em prol ao desenvolvimento desta importante ação, enfrentando sol, calor, picadas de marimbondos, mal cheiro, etc, trabalharam com toda garra para a retirada do lixo.

Galeria de fotos completas do 3° mutirão Carapá vivo encontra-se no facebook: www.facebook.com/CarapaVivo

Banner Divulgação com apoiadores

Da Assessoria Carapá Vivo