DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM: Projeto Limpando e Preservando da CARAPÁ VIVO reconhece a importância da reciclagem do óleo vegetal usado para o meio ambiente

No dia 17 de maio, celebramos o Dia Mundial da Reciclagem, uma data que nos convida a refletir sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar nossos resíduos para promover um futuro mais sustentável. Entre os diversos materiais que podem e devem ser reciclados, o óleo vegetal usado merece destaque especial devido aos impactos negativos que causa ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta na pia ou no lixo, sendo que uma única gota de óleo vegetal pode contaminar uma grande quantidade de água, tornando-a imprópria para consumo e prejudicando a vida aquática.

Reconhecendo que a reciclagem do óleo vegetal usado oferece uma solução viável para esse problema, trazendo além dos benefícios ambientais também vantagens econômicas e sociais, a Associação Ambiental Carapá Vivo está implantando em parceria com o Ministério Público, Unemat Campus Colider, Escolas e Empresários locais, o Projeto LIMPANDO E PRESERVANDO. Esse projeto consiste na reciclagem do óleo vegetal usado, visando, acima de tudo, conscientizar a comunidade sobre a importância da prática de armazenar em recipientes adequados o óleo vegetal usado e entregá-lo em pontos de coleta específicos. O óleo será levado ao ponto central (Usina de Limpeza) e posteriormente encaminhado à usina de biodiesel. Dessa forma, a comunidade estará realizando a coleta adequada e contribuindo com o meio ambiente, além de gerar recursos financeiros que serão revertidos no desenvolvimento das ações Carapá Vivo voltadas para causas ambientais, como a limpeza e preservação dos rios, revitalização de nascentes, coleta e plantio de mudas nativas, entre outras.

Neste Dia Mundial da Reciclagem, chama-se a atenção para o reconhecimento da importância de se adotar a reciclagem do óleo vegetal usado como uma prática essencial para a preservação do meio ambiente, promovendo a sustentabilidade, a proteção dos recursos naturais e a construção de um mundo melhor para as gerações futuras.

DLuz / Da Assessoria Carapá Vivo