PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ

O Programa de recuperação do rio Carapá, foi estrategicamente planejado por profissionais da área de meio ambiente, tais como: Biólogos, Geólogos, Engenheiros Florestais, Agrônomos e gestores ambientais. Além do corpo técnico da entidade, contamos com a parceria da Universidade do Estado de Mato-Grosso (UNEMAT), através do campus universitário em Colíder, no qual não tem medido esforços ao apoiar esta causa. Atualmente a UNEMAT/Colíder conta com turmas de Biologia e Agronomia.

Imagem – Confecção de mudas de ypê para reflorestamento.

Todos os trabalhos de revitalização estão pautados no PRAD no qual consiste na criação de estratégias e técnicas a serem executadas com o objetivo de restaurar ecologicamente áreas degradadas e ou danificadas da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá.


Mapa da Degradação da bacia hidrográfica do alta Carapa e Esperança

Estamos focados e empenhando nossas forças inicialmente na recuperação da bacia hidrográfica do alto Carapa e córrego Esperança, região esta de onde são captadas as aguas para abastecimento urbano através da concessionaria Aguas Colíder. através do PRAD identificamos nesta área 134 Nascentes, sendo 49 Preservadas e 85 totalmente ou parcialmente DEGRADADAS.

Infelizmente a maior degradação na nossa bacia, se da pela presença da bovinocultura, por falta de informação ou consciência os rebanhos bovinos nesta região descem ate as margens do rio afim de beberem da agua, em contra partida a isto o pisoteio do gado as margem do rio vem provocando degradação e assoreamento, a ausência de matas ciliares e de APP (Área de preservação permanente) contribuem para isto.