História da nossa Associação

Precisamente nos períodos de estiagem que se predomina dos meses de maio a setembro, os problemas com o desabastecimento urbano, racionamento de agua viram manchetes de jornais em Nossa cidade de Colíder/MT. onde o principal rio, o Rio Carapá que nas décadas de 80, 90 quando a cidade foi colonizada era de abundante agua e peixes, infelizmente essa não é a mesma realidade na qual encontramos hoje. Nessa visão de recuperar o rio nasceu  a Ong “Carapá Vivo”, criado da iniciativa popular com o fim de mudar a situação revoltante, indignante, e  lamentosa  em que “ainda sobrevive” o Rio Carapá, sim, ainda, pois infelizmente o seu tempo de vida  é bastante breve se providencia urgente não for tomada no sentido reflorestar nascentes, realizar desobstrução de várias partes do leito, impedir o despejo de poluentes na água,  enfim, revitalizar o referido rio, o qual apesar de ser o responsável pelo abastecimento de água da cidade de Colider/MT, padece na UTI durante todo o período de seca, quando mingua assombrosamente a sua poluída água, e não encontrando os peixes oxigênio para  suas sobrevivências morrem servindo de alimento para urubus que povoam em grande quantidade nas  áreas secas do leito do rio.


1° Reunião da Comissão de Pre-Fundação

26 de setembro de 2019

Revoltados com a crise hídrica e o desabastecimento urbano, na qual ano após anos são manchetes de jornais locais em Colíder/MT, um grupo de moradores se reuniram pela primeira vez no dia 26 de Setembro de 2019, formando ali uma comissão provisória de iniciativa popular intitulada de “Amigos do Rio Carapá”, cujo objetivo era sanar o problema de abastecimento de água na cidade. Posteriormente essa comissão veio a se torna a Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá.


Aprovação do Estatuto

9 de novembro de 2019

Após inúmeras reuniões entre a comissão provisória de iniciativa popular intitulada de “Amigos do rio Carapá”, ficou decidido a criação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sendo assim no dia 09 de novembro de 2019 aprovado o estatuto de criação e fundação da Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá e posse da primeira diretoria.


Trabalho de Formiguinhas

Desde então a Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá, vem realizando ações e fomentando estratégias para revitalização e recuperação do rio Carapá. Através de excelentes profissionais da área ambiental (Biólogos, Geólogos, Gestores Ambientais, Engenheiros Florestais e Técnicos) que se dispuseram a abraçar a causa. A nossa primeira grande conquista foi a criação do PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá).