ESTRATÉGIA DE RECUPERAÇÃO: Carapá Vivo aplica técnica de nucleação em área degradada do rio na Chácara Vale do Carapá

Membros da Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá (Carapá Vivo), acompanhados de voluntários  e estagiários da Uniasselvi e Unemat,   reuniram neste dia 16 de maio, na Chácara Vale do Carapá, de propriedade do Sr. Olavo Nunes da Silva, onde  liderados pelo Biólogo Heverton Aparecido Tiburski e do Gestor Ambiental Paulo Ricardo Gomes, dando seguimentos as ações   do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD,  aplicaram ali técnica de “nucleação”, visando a regeneração natural de parte de  área degradada na margem do rio na referida chácara.

TRANSPOSIÇÃO DE GALHARIAS

O processo fundamenta-se na formação de núcleos de vegetação com espécie diversas de plantas, cujas sementes são transportadas pelos  animais roedores e depositadas nas rasas covas dentro das  galharias (estrutura  feita com galhos grossos e finos amontoados) onde as sementes brotam, se desenvolvem  e se expandem naturalmente  nas proximidades ao longo do tempo.

Os galhos amontoados servem de abrigo para pequenos animais, mantendo sombra e umidade no ambiente, o que facilita o desenvolvimento de plantas.

POLEIROS ARTIFICIAIS PARA ANÁLISE DAS SEMENTES

 E para a análise das sementes foram feitos poleiros artificiais para as aves, onde  algumas varas foram colocadas naquela área  para que sirva de  pouso para aves que  deixarão   na rede fixada na parte inferior da vara,  sementes  que caem dos seus bicos e mesmo das suas fezes.

 ABRAÇANDO RESPEITOSAMENTE A CAUSA

O presidente da  Carapá Vivo, Eliel Motta, disse que fica feliz com o fato de que donos de propriedades que margeiam o rio Carapá têm recebido com muito carinho a equipe Carapá Vivo, facilitando em muito o trabalho de análise da área bem como abraçando com respeito e apoiando o processo de  recuperação, assim como o Sr. Olavo, o qual agradece pela receptividade.

 Também  participaram destas ações  Claudinê Aparecido Tosta,  Paulo Ricardo Gomes de Souza,  Rinaldo M. Padilha, Elaine Ferreira de Souza,  Deusenilde B. Luz, Valdecir Pires do Amaral,  Izabela Parca Rodrigues (UNIASSELVI), Greiciely Pereira Figueiredo (UNIASSELVI), Luana Araújo de Paula(UNEMAT), Edinalva  Haubricht (UNIASSELVI), Marcela de Oliveira Sampaio (UNEMAT),  e Ednei Haubricht.

DLuz /Da Assessoria